terça-feira, julho 11, 2006

Madrugada de terror no canil de Taboeira

Madrugada de terrorno canil de Taboeira
João Paulo Costa

Rastos da destruição deixada por quem anteontem entrou no abrigo da AFECTU
Cães agredidos e torturados e prejuízos materiais na ordem dos 12 mil euros constituem o balanço de uma noite de pesadelo para os 45 animais que ocupam o espaço-abrigo da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos (AFECTU - http://afectu.bedigital.tv/)
Na madrugada de anteontem, bandidos partiram parte do muro do canil, situado em Taboeira, e roubaram tudo o que podiam, Não satisfeitos, agrediram brutalmente alguns animais, deixando um cão às portas da morte, devido a um furo na boca, para além de fracturas nas patas. Um segundo ficou quase esganado após ter sido preso a um pinheiro situado a cerca de 200 metros do espaço-abrigo.
Ana Lucília, presidente da AFECTU, não consegue parar de chorar. O trabalho de vários meses, conseguido graças aos euros dos directores e à boa vontade de alguns amigos e da Câmara de Aveiro, foi destruído em poucas horas. Novamente numa madrugada de segunda-feira, "o único dia da semana em que os camiões do lixo não passam a caminho do aterro", lembra Ana Lucília. Num espaço de meio ano esta foi a segunda vez que a Afectu foi roubada. Em meados de Janeiro, os ladrões levaram material avaliado em 7000 euros, mas não bateram nos cães. Desta vez, para além de levarem tudo o que tinha valor, até lâmpadas, maltrataram os caninos. "Certamente por eles estarem a ladrar, algo que poderia denunciá-los", acredita Ana Lucília, presidente da AFECTU.
Os ladrões levaram 35 sacos de ração, uma bicicleta nova, dezenas de ferramentas, armários e uma cabine, provavelmente desmontada no local, depois dos vidros terem sido partidos. A presidente da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos desconfia de algumas pessoas, uma informação ontem transmitida aos elementos da GNR de Aveiro que estiveram no espaço-abrigo. A AFECTU foi criada em 1999. O abrigo para os animais tem sido parte do projecto de vida de Ana Lucília e funciona como um segundo canil municipal. A associação vive da quotização dos 500 sócios, apesar de só metade pagarem. É com esse dinheiro que a Direcção paga os 700 euros da factura mensal relativa a alimentação e higiene dos animais e manutenção da casa que ontem foi um pouco abaixo.
Vamos ajudá-los ?
Contacto telefónico - D. Lucília 96 862 52 07 O
NIB: 0019 0011 0020 0045 164 03

3 comentários:

Patricia disse...

Isto realmente é horrivel nem tenho palavras para classificar, roubarem e maltratarem os animais...quando pensamos que já vimos e ouvimos todo....aparecem estas noticias.
Vou ver se ajudo com alguma coisa.

escorpiaotinhoso disse...

De facto não há palavras para classificar este tipo de atitudes de gente que não merece o ar que respira...

ET / Gatopardo

Patricia disse...

em relação aos vídeos que me perguntou, tem de fazer assim:

abrir a página do youtube que tem o video e copiar o codigo que esta ao lado do video. ao lado do video tem a descrição do video e assim, depois tem duas linhas, uma q diz URL e outra q diz EMBED. se copiar a que diz EMBED e colar no post o video aparece depois no blog.