domingo, outubro 29, 2006

Cães podem potenciar auto-estima das mulheres maltratadas

O cão pode ser o melhor amigo da mulher maltratada e potenciar a sua auto-estima através da Terapia Assistida com Animais (TAA), defendem especialistas que, durante dois dias, irão apresentar exemplos concretos dos benefícios dos canídeos.




O seminário «Terapias Assistidas com Cães» é organizado pela Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (Cercica) e tem como principal objectivo «sensibilizar os técnicos de saúde e de outras áreas, sobre a importância da utilidade dos cães de assistência».


Andreia Oliveira, da Cercica e responsável pela organização do seminário que começa sexta-feira, disse à Lusa que o encontro pretende ainda mostrar, através de «exemplos práticos», como os animais podem ser úteis e melhorar a vida das pessoas, nomeadamente as doentes com características especiais de comportamento ou simplesmente sozinhas.


A utilização de cães na recuperação de mulheres maltratadas é um dos exemplos que irá ser apresentado no encontro por Francesco Ristol, um especialista chileno que há anos trabalha com animais.


O especialista vai demonstrar como os cães podem ajudar a «reduzir o grau de ansiedade» destas vítimas de violência, bem como dos seus filhos.
«Fomentar o cuidado do outro através da empatia e respeito» é uma das missões destes cães, aos quais é atribuída a capacidade de «diminuir a agressividade e facilitar o relaxamento».


Em Portugal, 12.600 mulheres vítimas de violência pediram ajudas às Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) em 2005.


No seminário estarão presentes dois cães que irão demonstrar algumas das formas de aplicação da TAA em casos concretos, como com pessoas com o síndroma de Down, a doença rara de Prader Willy, doentes de esquizofrenia crónica e na área da geriatria (idosos).
Ao longo de dois dias - o seminário termina sábado - irão ser demonstradas actividades com cães guias (para cegos), cães para surdos e cães de serviço.
O cão será apresentado como «um colaborador em diferentes processos terapêuticos», resultante de um trabalho de equipa que envolve um terapeuta, um treinador e um paciente.
A Cercica, que enaltece a importância da TAA e garante que «existem vários casos de sucesso na instituição», espera que este encontro tenha a capacidade de acabar com algumas das restrições que existem à presença de animais em vários espaços.

«Gostaríamos de ver os animais nos hospitais, onde podem ajudar os pacientes através de programas específicos, mas lamentavelmente estes não podem lá entrar», sublinhou à Lusa Andreia Oliveira.


Diário Digital / Lusa
19-10-2006 11:02:00

3 comentários:

Selenis disse...

Já era tempo de se perceber de uma forma mais generalizada os beneficios que ter um animal de companhia tem para uma diversidade de doenças/traumas psicologicos :)

Alexandra disse...

Concordo, muito devagarinho já se começa a notar algumas iniciativas.
São é muito poucas.

Patricia disse...

Quando é que seminários destes aparecem no Norte?????Adorava ir a um...